- TDAs Cartulares


Os TDAs sob a forma física (cártulas) foram emitidos pelo INCRA até meados de 1992. Nas mãos de poucos detentores, são negociados em mercado restrito, obtendo boa valorização. Podem ser também resgatados no INCRA.

Anexados às cártulas estão os cupons, em número máximo de vinte, relativos aos juros anuais. Em sua maioria os TDAs cartulares foram emitidos “ao portador”, porém nos últimos anos de emissão a autarquia optou por lançar títulos nominativos.

A última geração de cartulares foi a série "F", emitida de 1985 até 1992. Anteriores a estes, os títulos da série "D" foram emitidos de 1980 a 1984. São também encontrados em circulação os TDAs cartulares da série "B" e "C", emitidos até o ano de 1980. Algumas cártulas não apresentam a cuponagem completa. Levadas ao INCRA anualmente para resgate de juros até o ano de 1992, tinham seus cupons recortados ou destacados, para fins de controle.

Os títulos apresentados para escrituração, com datas originárias de emissão até 31 de dezembro de 1988, são automaticamente classificados pelo INCRA como TDA2. Os cartulares com data posterior são denominados de TDA1. Os preços unitários para fins de resgate são diferenciados. No PU do TDA2 está incluído o percentual de 70,28% relativo ao Plano Verão, aplicado em 01/01/1989. O PU do TDA1 equipara-se ao dos atuais TDAE, TDAD e TDAJ (Seção DOWNLOADS). Para tratar da negociação desses títulos, entre em contato com a nossa equipe.